quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Monsanto (Idanha-a-Nova) um pequena maravilha

   Foi um dos locais mais bonitos e incríveis que já visitei. Fica perto de Idanha-a-Nova. Distrito de Castelo Branco.
   É uma aldeia que se encontra na vertente de uma forma de relevo. Onde as ruas são estreitas e sinuosas, em que praticamente todas as construções são feitas de granito. Esta aldeia parece estar em perfeita comunhão com o ambiente natural que a envolve. Contém um castelo e excelentes miradouros, pois este local encontra-se 300 metros elevado das superfície onde está contido.
   O relevo onde se situa a aldeia é denominado por Inselberg. É um superfície de resistência, devido ao sua composição granítica. Esta forma destaca-se, pois encontra-se num planalto. E tal como um iceberg se destaca na superfície lisa do mar, este destaca-se da mesma maneira nesta planície.
  Este relevo contém blocos com formas redondos e rectangulares, que foram adquiridos devido aos processos erosivos exercidos ao longo de milhões de anos. Em tempo esta área esteve toda à mesma altitude, mas devido a processos erosivos e de transporte de sedimentos todos os materiais foram levados, ficando apenas o relevo de Monsanto que resistiu a estes factores que o destacaram na paisagem.
  Outro grande exemplo deste tipo de forma é o inselberg Uluru, na Austrália, que é um grande foco turístico. Tal factor não é explorado em Portugal.
   Monsanto foi considerada a aldeia mais portuguesa de Portugal.
   Visitem porque vale muito a pena. Ficam aqui algumas fotos.


Artigo feito por Sérgio Mateus

1 comentário:

  1. Foi uma boa visita de campo, aprendemos, divertimo-nos e visitamos estes sítios magnificos proporcionados pela natureza. Hei-de ir la um dia mais tarde outra vez xD

    ResponderEliminar