quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Evolução da População em Portugal


  Neste momento  foram lançados alguns indicadores, embora em número bastante reduzido, resultantes da análise dos Censos de 2011. Por isso decidi realizar uma análise da população residente por concelho para assim poder dar a conhecer a evolução demográfica. Esta análise terá como base os recenseamentos de 2001 e 2011. 
Variação populacional em percentagem,
segundo concelhos
  As análises serão feitas com valores percentuais.
  Através da observação da figura torna-se claro que a população nos últimos 10 anos tem migrado para o litoral.     Existem três pólos de atracção, as Áreas Metropolitanas e a região do Algarve.
  Junto da área metropolitana de Lisboa foi onde se registou as maiores variações positivas. Aqui estão presentes  6 dos 7 concelhos com variações positivas acima de 20%. A grande maioria desses concelhos situa-se na Península de Setúbal (Margem Sul). Na AML (área metropolitana de Lisboa) existem três concelhos que estão a perder população, são eles o concelho de Lisboa, Amadora e Moita. Este fenómeno, no caso do concelho Lisboa, é denominado por desurbanização, ele consiste na perda de interesse por parte da população em habitar estas áreas, pois o preço do solo é muito elevado em comparação com área mais periféricas, como Mafra ( que permite habitar em áreas de menor densidade populacional), Arruda dos vinhos, Benavente, Alcochete, Sesimbra, Vila Franca de Xira, Loures etc... Esta desurbanização não só é explicada pelos preços do solo, mas também, porque o edificado está degradado, são áreas mal frequentadas, onde a iluminação é "deficiente", frequentemente congestionadas, onde não há estacionamento, etc, estes factores levam a que estas áreas sejam repulsoras da população. Este fenómeno esta presente em todas as grandes cidades, pelo que é um dos grandes desafios e umas das prioridades. É necessário tornar estas zonas atraentes para a população. O aumento das área suburbanas faz com que estejamos mais dependentes do automóvel, que haja necessidade de construção de estradas para servirem estas áreas, dificulta a articulação dos transportes públicos, dificulta o ordenamento do território porque muitas vezes estas áreas são fruto de urbanizações de cariz ilegal em que depois de construídas as câmaras se vê obrigadas a legalizar, áreas que não respeitam as normas de construção e como o ritmo de construção é muito rápido é difícil para as autarquias dotarem estas áreas de infra-estruturas de apoio à população.
  Ao nível a AMP o panorama é idêntico ao de Lisboa, embora em menor escala. Porto com variação negativa de 10%.
  A terceira área de maior fixação de população é o Algarve, aqui está presente um dos concelhos com maior variação positiva, Albufeira e por outra lado Alcoutim, que regista a maior quebra na população,  cerca de -30,23%. Na região do Algarve todos os concelhos que estão em contacto com o mar registam uma variação positiva. Vila do Bispo é uma excepção, pois estando em contacto com o mar registou uma perda de população. Isto mostra a influência que as actividades económicas (turismo) têm na estrutura demográfica.
  Ao nível do Alentejo é notório que a tendência geral é de perda de população. Gavião perde 17% da sua população. Contudo existem concelhos que resistem à tendência geral Alentejana, são eles: Évora, Viana do Alentejo e Campo Maior. Isto mostra que ao contrário do que eu esperaria ( apenas as capitais distritais ganhassem população) são muito poucos os concelhos que conseguiram combater o despovoamento.
  Na região central do País observamos uma grande variedade de resultados, áreas que perderam muita população (Idanha-a-Nova) e áreas como Vila de Rei que ganharam. Através de uma observação mais atenta é notória que as variações positivas se fazem em torno de uma linha, a A1 e A23. Considerando que os concelhos atravessados pela auto-estrada são: Castelo Branco, Proença-a-Nova, Mação, Gavião, Abrantes, Constância, Tomar,  Entrocamento, Torres Novas, Santarém, Cartaxo e Azambuja. Destes 12 concelhos atravessados pelas auto-estradas 6 deles registam uma variação positiva. Sendo que muitos do concelhos com variação negativa registam valores perto de 0.
  No Norte do país é onde estão concentrados o maior número de concelhos com variação negativa. Os concelhos que fazem fronteira com Espanha são os que mais perdem. Contudo existem três concelhos que se destacam na região norte, por serem concelhos que registam valores positivos, são eles: Viseu, Vila Real e Bragança. O que mais cresceu foi Viseu.
  A nível nacional os concelhos que mais ganharam população foram Mafra(29%), Alcochete(25%), Montijo(23%) e Sesimbra(23%). Pelo contrário os que mais perderam foram: Alcoutim(30%), Armamar(28%), Idanha-a-Nova(21%) e Mourão(21%).
  Portugal registou uma variação positiva de 1,9% o que equivale a um crescimento populacional de 199736 habitantes.
   O indicador utilizado para este trabalho foi a população residente e foi retirado da base de dados do INE. A informação foi tratada em Excel, Access e ArcGis.
Tabela de dados 
Artigo feito por Sérgio Mateus

Sem comentários:

Enviar um comentário