sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Vinte perspectivas para 2012

20 perspectivas para 2012 de gente conhecida!
Juntem aqui a vossa.
Bom ano.

                                      

Desejo-vos um Óptimo 2012!


quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A nova lei de arrendamento

  Esta mudança advém da necessidade de reabilitação de muito do edificado presente nos CBD's e nas áreas mais antigas das cidades, com particular interesse em Lisboa e Porto. Surge também num contexto onde o mercado imobiliário sofre os efeitos da crise económica, pois é cada vez mais difícil obter crédito para habitação. Esta nova legislação, aprovada no Conselho de Ministros promove o arrendamento, em detrimento da compra individual de habitação, e a reabilitação do edificado, pois muitos das rendas que se encontravam congeladas há varias décadas vão ser actualizadas. Os arrendatários ao cobrarem rendas mais elevadas vão se ver obrigados a reabilitar o seu imóvel, resolvendo assim um dos maiores problemas das grandes Cidades.
  Em seguida apresento as 10 principais mudanças indicadas pelo site Dinheiro Vivo

1. A nova lei do arrendamento prevê uma atualização das rendas congeladas, num espaço de cinco anos. Os que beneficiem de rendas antigas e não provarem a sua incapacidade financeira, vão ter em breve a sua renda atualizada.

2. Este mecanismo de negociação vai implicar que o senhorio proponha ao inquilino o valor que considera ajustado. O inquilino pode, depois, sugerir um novo valor.

3. Se o inquilino ou senhorio não chegarem a acordo, é acertado um valor médio entre as duas propostas. Esse valor médio, multiplicado por 60 (cinco anos) será o valor da renda se o senhorio quiser que o inquilino abandone o imóvel

4. A prevista atualização das rendas antigas vai ter em conta os recursos económicos dos inquilinos e será gradual. Quem tiver + 65 anos, invalidez acima de 60% ou não tiver condições económicas terá salvaguardas. Haverá um período de cinco anos de transição para estes casos. No final deste período, a renda é atualizada e o Estado pode subsidiar a diferença, garantiu hoje a ministra.

5. Nesse período de cinco anos de transição, o ajustamento anual nunca poderá ser superior a 25% do rendimento dos inquilinos. Para quem ganha até 500 euros mensais, a taxa de esforço fica limitada a 10%.

6. Os inquilinos que falharem o pagamento de duas rendas seguidas. O Ministério ainda não definiu o critério para as rendas que não forem pagas intervaladas (com meses pagos pelo meio).

7. Será criado um balcão de arrendamento, onde os senhorios se podem dirigir quando considerarem que têm razões para terminar o contrato com o inquilino. Será esse balcão que informará o inquilino, que pode recusar sair. Nesse caso, o processo é resolvido em tribunal

8. A lei, apesar de facilitar os despejos, continua a dificultar a resolução do conflitos, permitindo que a solução para os conflitos se arrastem em tribunal. A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, bateu o pé e não quis que os despejos ficassem de fora dos tribunais, contrariando assim a celeridade desejada pela troika.

9. Os princípios gerais do novo diploma de arrendamento deverão ser aprovados nos próximos 90 dias. A actualização das rendas por outro processo que corre em paralelo: a actualização do valor patrimonial dos imóveis antigos para efeitos de IMI.

10. O Governo quer aproximar o regime fiscal dos rendimentos prediais aos impostos cobrados ao capital. Na prática, isto pode implicar uma taxa liberatória mais baixa para quem arrende caixas. “Queremos incentivar que mais pessoas coloquem as suas casas no mercado”, garantiu a ministra

Guarda vende o seu próprio ar

  O Teatro Municipal da Guarda (TMG) e a empresa Culturguarda promoveram um novo produto «gourmet» de exportação com aquele que é considerado o ar mais puro do país. Os frascos de vidro desse «produto» começam a ser vendidos esta sexta-feira, durante a quadra natalícia, em doses individuais.

  O «Ar puro» da cidade mais alta de Portugal torna-se num «objecto artístico» que apresenta a aragem como «marca e imagem» da Guarda» e pode ser agora adquirido pelo preço de cinco euros.

  O produto inclui ainda «aroma de queijo da Serra da Estrela, essência de morcela e fragrância de giesta», explicou o director artístico do TMG, Américo Rodrigues.

  Segundo a agência Lusa, a promoção da terra destina-se aos emigrantes portugueses oriundos da cidade, que abrindo os frascos podem sentir «um forte apelo das raízes ou uma forte saudade».

  O tal ar genuíno pode ainda «ser utilizado livremente» sempre que o comprador «estiver em contacto com focos de poluição e se sentir deprimido ou com saudades da Guarda», ilustrou Américo Rodrigues.

  «No fundo, é um objecto de marketing, a partir de uma ideia muito simples: a Guarda tem o melhor ar de Portugal», sustentou.

  O «Ar puro» está à vendido no café concerto do TMG e pertence à «colheita de 2011», recolhido em locais emblemáticos da cidade como o cimo da Sé Catedral, da coroa da estátua do rei D. Sancho I e na Torre de Menagem (o ponto mais alto da cidade, a 1.056 metros de altitude).

  «Está cientificamente provado que o ar da cidade mais alta de Portugal é de elevada pureza e tem propriedades consideradas altamente benéficas para a saúde», concluiu.

  O produto foi lançado numa edição exclusiva e limitada a 200 frascos e inclui ainda um galardão onde pode ler-se «Best Air in the World» («O melhor ar do mundo»).

Notícia em: http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/guarda-ar-puro-ar-frasco-tvi24/1309233-4071.html

Não sei se isto será loucura ou uma ideia de um produto para vender a estrangeiros endinheirados. Mas ao menos promove a qualidade do ar da Guarda.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Feliz Natal e Próspero Ano Novo

  Não podia deixar de vos desejar um óptimo Natal e um feliz Ano Novo. Que vos corra tudo pelo melhor. Muito cuidado com os excessos =D
  Sejam felizes. Nesta altura tentem esquecer os problemas que vos assolam o ano inteiro.
  VIVAM O NATAL E O ANO NOVO!
  E é claro continuem a visitar o meu blog =D
  Muitas prendas!





 Sérgio Mateus

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Construção insustentável


  Com esta análise pretendo demonstrar que em Portugal se tem registado, nos últimos anos, um ritmo de crescimento do edificado que não é tolerável nem justificável. Que nos levou a um elevado grau de endividamento pessoal. Pois a facilidade de acesso ao crédito era muito grande.
  Nesta análise compararei a variação no número de edifício com a população residente, entre 2001 e 2011.
  Se observarem este mapa verão quais o concelhos que aumentaram, com cores verdes, e que diminuíram com cores encarnadas, o número de edifícios no período de tempo entre 2001 e 2011.

  Com seria de esperar, visto que Portugal aumento o número total de habitantes, predominam os concelhos de cores verdes. Contudo existem também concelhos que perdem edifícios, sendo eles o concelho de Lisboa, Porto e do interior norte e alguns no Alentejo. Pelo que é-me impossível explicar, com uma justificação sólida, o porquê de tais variações negativas.A meu ver nos conselhos do interior isso deve-se sobretudo ao abandono das habitações, que se degradaram ao longo dos anos, chegando a uma tal ponto de degradação que o INE deixa de as contabilizar como edifício. O INE considera edifício toda a construção permanente, dotada de acesso independente, coberta e limitada por paredes exteriores ou paredes-meias que vão das fundações à cobertura e destinada à utilização humana ou a outros fins.
  O aumento do número de edifícios é justificado pelo aumento da população, mas o que mostrarei em seguida é que existe um vasto número de concelhos que mesmo perdendo população aumentaram o número de edifícios. Em alguns caso esse aumento é mesmo injustificável. Para demonstrar isso mesmo, relacionei a variação da população com o número de edifícios.
  


  Neste mapa representei que perdiam entre 0 e 5 % da população mas que mesmo assim o número de edifícios aumentava.  














  Em seguida concelhos onde essa perda de população foi entre -5% e -10%.
  Como se pode ver pela cor amarela e verde, o edificado aumento mais de 5%, o inverso do que aconteceu com a população. 





  

  Aqui para a variação entre -10% e -15%. O aumento do edificado não foi tão notório.











  Para variação entre -15% e -20%.
















Variação de -20% a -25%.




  E por último decréscimo da população entre 25% e 35%.
Este mapa para mim é o mais estranho, pois os concelhos que mais perdem população tem a variação do edificado muito alta.











  Após esta análise torna-se claro que este ritmo de construção sem que haja necessidade nos haveria de levar à ruína, pois tornou-se muito elevado o nível de endividamento para que se fizessem tais construções. Bem sei que o facto de trabalhar com variações me poderá dar uma ideia um pouco errada da situação real, visto que, por exemplo,se um concelho tiver 9 edifícios ao construir mais 1 o aumento do edificado vai ser de 10%.
  Eu penso que estas preocupações têm que estar presentes nas autarquias. Não só para travar o endividamento mas porque em Portugal existem um grande número de cidades que estão a crescer sem que haja preocupações no ponto de vista do ordenamento do território, cidades como Leiria que estão claramente desordenadas e que necessitam de maiores preocupações nesta área.

Artigo feito por Sérgio Mateus
Comentem
Boas festas


domingo, 18 de dezembro de 2011

Cultura Gavionense (Maravilhoso concerto de Natal da Banda Juvenil do Município de Gavião)


  Nesta tarde de domingo, como é habitual, a Banda Juvenil do Município de Gavião deu uma concerto de Natal, no qual no qual actuaram três diferentes gerações de músicos. Este foi um óptimo concerto não só pela qualidade das músicas, mas também, pela excelente moldura humana que encheu por completo o Cine-Teatro Francisco Ventura.

  Em primeiro lugar actuaram os músicos da escola de música, uns com flauta outros já com instrumentos. Estes músicos dentro das suas limitações, tiveram uma boa actuação. É de realçar o elevado número de músicos que dentro em breve entraram na banda.

  Em seguida actuou a geração mais antiga da banda, que dirigidos pelo maestro Sílvio Pleno nos prendaram com um magnífico concerto. Músicas bastantes animadas e actuais, bem ao estilo do maestro Sílvio Pleno. A meu ver, com o reduzido número de ensaios que estes músicos tiveram mostraram são capazes de fazer óptimas coisas, conseguindo proporcionar-nos momentos bastantes animados e divertidos.

  Por último actuou a actual banda. O momento alto da tarde. Esta banda dirigida pelo maestro Paulo Pires teve umas das melhores prestações de sempre. Com musicas mais calmas e não tão arrojadas como a banda anterior, mas não menos espectaculares. Confesso que me surpreendeu bastante ver a Banda Municipal com músicos tão novos a tocarem a um nível tão alto. Nesta actuação é de destacar um maravilhoso solo do Capitão Sílvio Pleno, que em conjunto com a banda tocou um tema da sua autoria É sempre um prazer ouvir alguém como o Capitão tocar tão bem Saxofone.

  Nos tempos de crise actuais é bom sentir, que pelo menos na banda a cultura Gavionense está de óptima saúde. Pois a meu ver no município a cultura encontra-se em decadência, em grande parte, não por culpa dos órgãos públicos mas sim, por culpa da população. Falo pelo facto de muitos de nós, jovens, criticarmos o facto de não haver cinema, teatro, ou outros tipos de eventos, e facto é que eles existem, nós é que não os vamos ver. No início do mês de Dezembro houve um festival de cinema, o que eu me pergunto é o seguinte, quantos é que dos que criticam a cultura Gavionense foram a esse festival de cinema? Será que chegaram até a olhar para a lista de filmes? Quantos de nós jovens fomos ver o teatro Casa de Pais?

  Sem a nossa presença estes tipos de eventos têm os dias contados, só que no festival de cinema fossem a uma sessão já dava bons indicadores para um próximo festival a qualidade dos filmes fosse ainda melhor. Pois é muito frustrante para as pessoas organizadoras fazerem um esforço para que isto aconteça e não obter um bom número de espectadores. Eu espero sinceramente que as pessoas a frente de todos estes grupos preocupados com a cultura Gavionense não desistam e continuem.

Artigo feito por Sérgio Mateus

sábado, 17 de dezembro de 2011

Casa espectacular em terreno minúsculo

Japão é um país sobrelotado, onde um bom pedaço de terreno pode custar uma fortuna. Por isso, qualquer espaço é aproveitado ao máximo, situações extremas levam a ideias extremas, e cá está um bom exemplo disso.


  Kota Mizuishi, um arquiteto japonês, aproveitou um minúsculo pedaço de terreno, para construir uma casa completa, com direito a cozinha, casa de banho, quartos e sala de jogos. Tudo isso avaliado em US$ 200 mil. Na vida, uma boa dose de criatividade e muita vontade é o suficiente para contornar obstáculos. Veja as fotos da casa e deixem a vossa opinião!
  Primeiro mostro-vos algumas imagens do interior.


 
 



  Agora o exterior minúsculo da casa.
 
 
 
 


  Espantoso não?
  A fotos do interior da casa foram tiradas numa perspectiva a darem maior impressão de profundidade, mas mesmo assim é uma óptima casa.


quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

São Francisco, USA: Nova Tecnologia para os Estacionamentos




  O projecto SF Park é um sistema inteligente que pretende simplificar a procura de lugares para estacionar na cidade de São Francisco nos Estados Unidos da América, para tal foi necessária a instalação de 20.000 sensores nos lugares de estacionamentos pagos e nas zonas com parquímetros. A função dos sensores é indicar aos automobilistas quando existe um lugar vago para estacionar e também pode-se mudar o preço por hora dos lugares em tempo real. Este projecto contou com um investimento de 20 milhões de dólares. .
Para tal foi necessário instalar

  A informação está disponível não só em computadores, mas também em smarthphones, indicando onde há um lugar livre e o preço do estacionamento.
  A informação está georreferenciada, permitindo ao utilizador saber o melhor caminho para chegar até ao estacionamento.

  Como 30% do transito nas cidades deve-se sobretudo à procura de estacionamento, o Projecto SF Park prevê com esta tecnologia reduzir assim o transito nas grandes cidades.
  É pena não haver disto em Portugal.
Click aqui para aceder ao site do projecto

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Praia Fluvial do Alamal (Gavião)

  Eis uma óptima praia fluvial situada no norte alentejano, bem perto de A23. 
 O Alamal é uma praia onde está presente um património natural riquíssimo. As encostas do Tejo são uma paisagem espectacular. Da praia podemos também vislumbrar o Castelo de Belver no topo de uma acidentada vertente.. O Alamal é um destino ideal para os amantes de desportos náuticos, pois devido à barragem de Belver existe uma extensa superfície de água, aliada a uma magnifica paisagem ao longo do rio. Esta praia também contem passadiços, pelo que é possível ir a pé à barragem de Belver ou à ponte de Belver. Aqui também é possível acampar ou ir saborear o maravilhoso peixe do rio ao restaurante.
                                                     Visitem que vale muito a pena =D









Cuba descobre vacina contra cancro do pulmão

  Cientistas cubanos anunciaram ontem a descoberta da primeira vacina terapêutica contra o cancro do pulmão. A CIMAVAX-EFG, resultante de 15 anos de pesquisa, já está patenteada.

  Dentro em breve, o cancro do pulmão poderá deixar de ser o mais letal de todos os tipos e entrar para a lista das doenças crónicas. A boa notícia vem de Cuba, que acaba de patentear a primeira vacina terapêutica contra a doença. Mais de 1 000 pacientes já estão a receber o novo tratamento.

  A descoberta foi anunciada por Gisela González, responsável pelo projeto que desenvolveu a vacina. Em entrevista ao semanário cubano "Trabajadores" - publicada ontem por esse órgão de comunicação da Central de Trabalhadores de Cuba-, a investigadora disse que o objetivo da vacina é transformar o cancro do pulmão numa doença crónica controlável.

  De acordo com a investigadora, a vacina foi desenvolvida a partir de "uma proteína que todos temos: o fator de crescimento epidérmico, relacionado com os processos de proliferação celular. Quando há cancro, essa proteína está descontrolada".

  Gisela explicou que, como o organismo tolera "aquilo que é seu" e reage contra "o estranho", tendo sido preciso elaborar uma vacina que produzisse anticorpos contra essa proteína, que já é própria do organismo.

  Outros tipos de cancro:
  Desde o início das investigações passaram-se já 15 anos. De acordo com a cientista cubana, a vacina foi patenteada após se ter testado a sua eficácia em mais de 1 000 pacientes sem que tenham ocorrido efeitos colaterais.

  A patenteação em Cuba permitirá aplicar a vacina maciçamente no país, estando em curso o registo da CIMAVAX-EFG noutros países (entre outros, na Malásia, para venda na Europa).

  Segundo Gisela González, a equipa de investigação avalia agora "a forma de empregar o mesmo princípio desta vacina noutros tumores sólidos (cancro da próstata, útero e mama), que podem receber este tipo de terapia. Obtivemos resultados importantes, mas é preciso esperar".

  A CIMAX-EFG é indicada para os doentes que terminam o tratamento com radioterapia ou quimioterapia e que são considerados pacientes terminais sem alternativa terapêutica. É nesta fase, pós-tratamentos, que a vacina é aplicada para ajudar a controlar o crescimento do tumor, com a vantagem de não apresentar toxidade associada.

  A vacina pode também ser usada como tratamento, como se de uma doença crónica se tratasse, já "que vai aumentar a expetativa e a qualidade de vida do paciente", afirmou a investigadora.

  Só em Portugal, o cancro do pulmão mata pelo menos 3.000 pessoas anualmente.Desde há alguns anos, o trabalho dos investigadores cubanos na área do cancro vem sendo acompanhado pela imprensa internacional, havendo várias referências sobre a descoberta da vacina agora patenteada.

Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/cuba-descobre-vacina-contra-cancro-do-pulmao=f625310#ixzz1gP23ZeXU

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Descubra os troços não pagos na A23

  Podem consultar e ver quais os troços não cobrados na A23, é uma informação bastante útil.
  A figura de cima mostra a totalidade da A23.
  No meio o troço de Torres Novas a Montalvo.
  Por ultimo de Montalvo a Castelo Brancos.
  Nas figuras também estão representadas as melhores alternativas aos troços cobrados.


Poderão consultar todo o mapa em http://dokatano.blogspot.com/2011/11/como-evitar-as-portagens-na-a23-entre_29.htm

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Reabilitação do centro de Lisboa, um novo paradigma.

  Este "novo" paradigma tem sido um foco de preocupações e uma das prioridades de muitas das instituições e profissionais ligados ao planeamento. O problema da suburbanização na AML é algo que temos que solucionar.
  A suburbanização, num sentido lato, é caracterizada pela preferência da população em habitar áreas mais periféricas. Esta preferência não acontece por acaso, mas sim devido a factores muito variados. O trânsito caótico, o mau estacionamento, a insegurança, a má qualidade do espaço público, o ruído, a poluição, a especulação imobiliária, o edificado degradado, etc... são inúmeros o factores que tornam esta áreas pouco atractivas de população e que levaram a que ao longo da última década esta área se tenha sido despovoado.
  A solução apresentada para estas áreas é só uma, a Reabilitação. Sendo que esta reabilitação não terá que ser feita apenas nos edifícios mas também no espaço público. Todas estas intervenções são muito complicadas e que abrangem campos muito delicados.
  Para que a reabilitação se faça de uma maneira adequada é necessário responder a três perguntas chave: Para quem? Como? Quando? Contudo não basta responder as estas três perguntas. Necessitamos de reunir vontades políticas, como por exemplo: lei do arrendamento; apoios no âmbito fiscal; e desburocratização, os atrasos nos licenciamentos podem levar a um aumento de imóvel de 20 a 50 euros por metro quadrado. É necessário também que haja disponibilidade financeira e é aí que entram os privados ao investirem nesta áreas.
  No que diz respeito ao edificado Lisboaeta verificamos que este se encontra num estado de elevada degradação, muito devido ás políticas de arrendamento Salazaristas, que congelaram as rendas até então. Isto fez com que a manutenção dos imóveis fosse insustentável, visto que grande parte dos arrendatários estão nestas casas a pagar valores muito baixos. Pelo que para solucionar este problema teremos que esperar que estas pessoas abandonem estas habitações. Só depois poderemos começar a reabilitação destas habitações. Este processo é mais caro que construir de novo. Pois envolve processos muito mais técnicos do que a construção de um novo imóvel. Actualmente são muito poucas a faculdades que formam profissionais capazes de o fazer. É também importante referir que a reabilitação se divide em 4 níveis, ligeira, média, profunda ou excessiva. Quanto aos custos elas apresentam preços muito distintos, ligeira custa 8% de uma construção nova, média 15%, profunda e excessiva custa de 600 a 1600 euros por m2 construção nova custa 500 a 1200 m2. Este custos são a grande causa da construtoras imobiliárias não investirem nestas áreas, pelo que haverá a criação de incentivos para as mesmas. Tais incentivos de investimento em Lisboa significariam que, embora de maneira indirecta, haja um desincentivo de construção em áreas periféricas. Isto é um pouco problemático, pois estes concelhos não vão aceitar que as imobiliárias deixem de investir no seu território, tendo como consequência uma diminuição população. Na minha opinião o que se tem de criar, a par de todas as medidas anteriores, é uma forma de compensar os concelhos periféricos. Só desta maneira estes não irão oferecer resistência a tais acções. As medidas a implementar poderiam ser: um investidor ao reabilitar um edifício no centro de Lisboa ganharia créditos que permitiriam construir edifícios com mais andares na periferia, assim quantos mais créditos mais andares seriam permitidos. Este créditos poderiam ainda ser vendidos a outros empresários, criando assim uma pequena bolsa imobiliária.

Artigo feito por Sérgio Mateus

População envelhecida sem renovação de geração desde 1982 - Portugal - DN

População envelhecida sem renovação de geração desde 1982 - Portugal - DN


A população portuguesa está cada vez mais envelhecida, já que deixou de haver renovação de gerações em 1982 e Portugal é hoje "um dos países do mundo com mais baixos índices sintéticos de fecundidade".

Estas são algumas das tendências divulgadas hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) durante a apresentação dos resultados provisórios dos Censos 2011. "Nos últimos 30 anos perdemos cerca de um milhão de jovens, entre os zero e os 14 anos, e ganhámos cerca de 900 mil idosos, ou seja pessoas com mais de 65 anos", resumiu Fernando Casimiro, coordenador do Gabinete de Censos 2011 do INE. Resultado: "Estamos significativamente mais velhos", disse o responsável, lembrando que este fenómeno se deve, em parte, a haver cada vez mais mulheres que tem cada vez menos crianças.
De acordo com aquele especialista, "desde 1982 que o índice sintético de fecundidade tem um valor que não permite a renovação das gerações". Fernando Casimiro explicou à Lusa que a renovação de gerações só seria conseguida se Portugal tivesse um índice superior a 2,1, mas desde a década de 80 "que este índice está abaixo de 2.1". Conclusão: "Temos hoje um dos índices sintéticos de fecundidade mais baixos do mundo". Em Portugal, para cada 100 jovens existem 129 idosos, mais 27 do que há dez anos. Em termos percentuais, 15% da população é jovem e 19% têm no mínimo 65 anos.
"O índice de envelhecimento tem seguido uma tendência galopante, passando de 68 em 1991, para 102 em 2001 e 129 em 2011", lembrou o especialista, sublinhando que o índice de dependência de idosos passou de 24 para 29 nos últimos dez anos. No entanto, a população portuguesa continua a aumentar: nos últimos dez anos registou-se um crescimento de cerca de dois por cento, atingindo um total de 10.561.614 residentes no passado dia 21 de março. O Alentejo é a zona do país que perdeu mais população (2,5%), seguida do Centro (1%), contra o Algarve e a Região Autónoma da Madeira que registaram aumentos de mais 14,1% e 9,3 por cento da população respetivamente. O número de municípios que perderam população passou de 171 em 2001 para 198 este ano, sendo no interior onde se nota mais a desertificação. Mas, também no interior, existem exceções: Bragança, Viseu, Castelo Branco, Évora e Beja registaram um aumento.
No litoral a população continua a crescer e são as áreas metropolitanas as mais atraentes. Mas, de acordo com Fernando Casimiro, o aumento populacional ficou-se a dever "sobretudo à ajuda da imigração": "O crescimento de 205.500 pessoas foi suportado em 91% pelo saldo migratório estimado e em 9% pelo saldo natural", explicou o coordenador do INE. No que toca à diferença entre sexos, as mulheres estão em maioria em todo o país, existindo apenas oito exceções: Corvo, Lajes das Flores, Grândola, Azambuja, Odemira, Monchique, Ribeira Grande e Porto Santo onde ainda há mais homens. No dia censitário (21 de março), 47 por cento da população estava casada, contra 40 por cento de solteiros. A maior percentagem de divorciados vive nas zonas de Lisboa (7,5%) e Algarve (7,2%), contra o norte que mantém as taxas mais baixas de divorciados (4,5%).

domingo, 4 de dezembro de 2011

Brinicle filmado pela BBC

  Este é um fenómeno muito raro, pelo que esta foi uma das primeiras vezes registado em video.
  O Brinicle aconteceu no fundo do mar da Antártida. Este fenómeno acontece porque a temperatura do ar era mais baixa do que a do mar. A camada de água em contacto com o ar vai arrefecer bastante e torna-la mais fria que a aguá que está em baixo. Esta água devido à concentração de sal pode arrefecer muito sem que se congele.  A densidade da água mais fria vai aumentar, o que vai fazer com que desça e crie uma coluna de gelo à medida que vai libertando o sal.
  Este fenómeno só acontece em água geladas e calmas.