domingo, 18 de dezembro de 2011

Cultura Gavionense (Maravilhoso concerto de Natal da Banda Juvenil do Município de Gavião)


  Nesta tarde de domingo, como é habitual, a Banda Juvenil do Município de Gavião deu uma concerto de Natal, no qual no qual actuaram três diferentes gerações de músicos. Este foi um óptimo concerto não só pela qualidade das músicas, mas também, pela excelente moldura humana que encheu por completo o Cine-Teatro Francisco Ventura.

  Em primeiro lugar actuaram os músicos da escola de música, uns com flauta outros já com instrumentos. Estes músicos dentro das suas limitações, tiveram uma boa actuação. É de realçar o elevado número de músicos que dentro em breve entraram na banda.

  Em seguida actuou a geração mais antiga da banda, que dirigidos pelo maestro Sílvio Pleno nos prendaram com um magnífico concerto. Músicas bastantes animadas e actuais, bem ao estilo do maestro Sílvio Pleno. A meu ver, com o reduzido número de ensaios que estes músicos tiveram mostraram são capazes de fazer óptimas coisas, conseguindo proporcionar-nos momentos bastantes animados e divertidos.

  Por último actuou a actual banda. O momento alto da tarde. Esta banda dirigida pelo maestro Paulo Pires teve umas das melhores prestações de sempre. Com musicas mais calmas e não tão arrojadas como a banda anterior, mas não menos espectaculares. Confesso que me surpreendeu bastante ver a Banda Municipal com músicos tão novos a tocarem a um nível tão alto. Nesta actuação é de destacar um maravilhoso solo do Capitão Sílvio Pleno, que em conjunto com a banda tocou um tema da sua autoria É sempre um prazer ouvir alguém como o Capitão tocar tão bem Saxofone.

  Nos tempos de crise actuais é bom sentir, que pelo menos na banda a cultura Gavionense está de óptima saúde. Pois a meu ver no município a cultura encontra-se em decadência, em grande parte, não por culpa dos órgãos públicos mas sim, por culpa da população. Falo pelo facto de muitos de nós, jovens, criticarmos o facto de não haver cinema, teatro, ou outros tipos de eventos, e facto é que eles existem, nós é que não os vamos ver. No início do mês de Dezembro houve um festival de cinema, o que eu me pergunto é o seguinte, quantos é que dos que criticam a cultura Gavionense foram a esse festival de cinema? Será que chegaram até a olhar para a lista de filmes? Quantos de nós jovens fomos ver o teatro Casa de Pais?

  Sem a nossa presença estes tipos de eventos têm os dias contados, só que no festival de cinema fossem a uma sessão já dava bons indicadores para um próximo festival a qualidade dos filmes fosse ainda melhor. Pois é muito frustrante para as pessoas organizadoras fazerem um esforço para que isto aconteça e não obter um bom número de espectadores. Eu espero sinceramente que as pessoas a frente de todos estes grupos preocupados com a cultura Gavionense não desistam e continuem.

Artigo feito por Sérgio Mateus

Sem comentários:

Enviar um comentário