quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

As Ex-SCUT


Na minha opinião pessoal a SCUT é um mal necessário, mas que ainda não estavam reunidas as condições necessárias para que "arrancassem". Considero que é um mal necessário porque no actual estado de crise e de existência de demasiadas dívidas por parte do estado, estas estradas não pagas equiparadas a auto-estradas, o seu custo e de manutenção ficam muito caros ao estado. estes custos serão pagos ate 2030 e terão um valor total de de 15 mil milhões de euros. De início este valor pensou-se que seria inteiramente suportável pelo estado, mas devido ás dificuldades financeiras causadas pela crise o estado viu-se obrigado a cobrar uma taxa ao utilizador. Estas taxas são cobradas apenas aos utilizadores para que assim os cidadãos que não utilizem estas estradas não tenham que pagar nada por elas, e neste ponto de vista estas taxas são justas.

  As consequências das taxas cobradas vão fazer-se sentir negativa positivamente. Começando pelas consequências positivas temos o caso de Abrantes, que como existe um pórtico entre a saída norte e a sul, a maior parte de trânsito para fugir ao pagamento de portagem passa por dentro de Abrantes. Assim os condutores em vez de pararem nas estações de serviço, onde os preços são muito elevados vão parar em Abrantes e assim movimentar um pouco as áreas comerciais desta pequena cidade. Contudo esta e a única consequência positiva. Pois todas as empresas que beneficiavam por estarem perto de uma grande via gratuita que tanto dava acesso à A1 como a Espanha vão deixar de beneficiar com isso, agora essa estrada vai deixar de ser um benefício para ser o maior dos seus males, estando com isso posto em causa o fecho de muitas empresas. Para os cidadãos que utilizem esta estrada diariamente a factura a paga vai ser muito alta. As consequências sentidas em Abrantes são as mesmas sentidas em todas as cidades perto das Ex-SCUT. Ex-scut porque scut significado sem custo para o utilizador e isso é tudo o que estas estradas não são. As taxas cobradas também vão ter efeito negativo no turismo, pois muitos dos turistas vindos de Espanha que devido a estas taxas e há falta de informação deixarão de vir ao nosso território. Este tipo de turismo tem particular importância em regiões como Castelo Branco.

  As Ex-SCUT a meu ver ainda não reuniam todas as condições mínimas necessárias para que se começasse a cobrar portagens. Este processo de adaptação da população e do território às Ex-SCUT foi feito de maneira inversa ao que seria de esperar. O que aconteceu na realidade foi que se começou a cobrar portagem enquanto se esclarecia a população como funcionava o pagamento das mesmas e se reconstruíam todas as nacionais que seriam alternativas a estas estradas pagas. Isto é claramente o inverso do que deveria ser feito. Se tomarmos como exemplo as campanhas que houveram para o TDT, que esclarecem a população, nada do género foi feito para a SCUT, chegando até a haver informações mal divlgaas pela impressa ( o caso das 10 viagem de gratuitas, que em vez de 10 viagem são apenas 10 pórticos). A meu ver, primeiro deveria-se informar e esclarecer toda a população enquanto se reconstruía todas as estradas que são alternativas às Ex-SCUT e só depois de reunidas estas 2 condições é que se avançava com a cobrança de portagens.

  Actualmente existe imensas pessoas que não sabem como se pagam as portagens na Ex-SCUT e as nacionais como ainda estão em obras são ainda mais perigosas.

Sérgio Mateus
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